A experiência é a vida com asas

Cançao que me faz Do Jeito Que Eu Sou

[www.dojeitoqueeusou.blogspot.com.]
Christina Perri - A Thousand Years (Lyrics

[/link]

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Quanto vale seu frango?

Certa vez, uma conceituada professora de economia da faculdade federal, foi à feira com intuito de comprar alguns frangos para fazer um jantar que homenagearia sua antiga professora, a qual havia lhe ensinado tudo quando foi preciso para que ela se tornasse quem era; caminhou por toda a feira e ja havia comprado varias frutas, verduras, legumes, mas ainda lhe faltara comprar os frangos que seria o prato principal, quando então avistou de longe uma humilde banca que os vendia.
Aproximou-se e foi prontamente atendida por uma simpática garotinha de uns onze anos que se levantou do caixote onde estava sentada e falou:
- “vamos levar freguesa?” a senhora economista, logo respondeu: “espero que sim, se o seu preço ajudar” então a garota disse-lhe: - “claro, mercadoria de primeira, frango novo com preço especial freguesa. Custa apenas R$13,00.”
- R$13,00, mas é o preço mais caro de toda a feira, não faz por menos? Pra voce ter ideia, no inicio da feira tem um caminhão de frangos vendendo por apenas R$7,50 e eu preciso de pelo menos três frangos o que vejo ser quase todos os frangos que você tem ai. Me vende pelo mesmo preço que te compro os cinco últimos pra não te dar o trabalho de voltar pra casa com eles.
A garota na hora ficou com um ar de tristeza e pensativa disse a professora:
- A senhora não tem que comprar mais alguma coisa? Eu preciso de um pouco de tempo pra pensar no que vou fazer.
- Pensar? Disse a senhora que ria encabulada da pobre menina: - Cadê seus pais para te ajudar a pensar? Se eles estivessem aqui certamente já teriam me vendido.
Então a garota sabiamente responde:
- Isso é verdade, porque são meus pais e não pensariam duas vezes numa maneira de não me deixar que nada falte. Mas eles não estão aqui, me deram a tarefa de tomar minhas primeiras decisões e eu não quero errar para não desaponta-los. Com a quantidade que vendi já consego comprar o feijão que nos falta a mais de uma semana, mais dois frangos da pra pagar os remédios que o papai precisa sem deixá-lo enfermo naquela cama por mais uma semana esperando que o posto de saúde federal nos forneça para curá-lo, e pelo preço que a senhora sugeriu, ainda vou precisar estar aqui na próxima feira da semana que vem para inteirar o dinheiro e comprar o livro de álgebra que estou precisando, isso se o arroz também já não tiver acabado até lá.
- Então porque ainda está ai a pensar, quanto mais barato vender, mais rápido vai conseguir o dinheiro?
- Porque no começo senhora, não tínhamos dinheiro pra comprar nenhum desses frangos. Minha mãe foi até o sitio visinho e pediu que dessem uma galinha poedera pra que tratássemos dela e depois dividiriam a ninhada. Assim o fizemos. Me lembro que quando era um frango minha mãe ficava triste, e quando era uma franguinha ela se alegrava com a possibilidade dela ser poedera, e assim termos esses frangos que hoje vendo. Eu sei o quanto eles custam para nós, a vontade de comê-los cada vez que o feijão com arroz já não descia bem. Os dez km que andei com eles pendurados no guidão da minha bicicleta pra tentar vende-los por um preço justo. E o maior medo do mundo de estar cometendo um grande erro em pedir a senhora que me desculpe, mas eu não posso vendê-los a R$7, 50, a senhora poderá voltar no começo da feira e comprar do caminhão de frangos porque o dono daqueles frangos deve saber quanto custa seus frangos.
Surpresa com a resposta e um tanto envergonhada a professora comprou todos os frangos pelo preço justo e disse baixinho a menina: - sempre que você vier a feira com frangos você pode me procurar, moro na rua de trás da feira, casa de numero 75, adoro frango ensopado e só gosto de compra-los pelo preço que eles valem.
Essa era sua ultima e mais importante lição de economia que a professora aprendera. O dinheiro tem seu verdadeiro valor, o de comprar coisas e nao a dignidade das pessoas.


6 comentários:

  1. Texto bom! Muito bom.
    Gostei de passear nesse blog. É um espaço legal. Parabéns!
    Beijo!
    www.reticenciasatitude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meio carinho mesmo esse frango!!..rsrs
    Mas entendi a verdadeira mensagem do texto, e adorei mesmo!!
    Parabéns monstrinha pela iniciativa do blog!! Sabe que pode contar comigo!!

    ResponderExcluir
  3. erika: poxa, que surpresa boa te encontrar por aqui.....feliz por ter agrado a ti....obrigada pela visita, espero encontra-la por aqui mais vezes

    Nilson: obrigada nilson...um dia eu fui aquela garotinha, amanha talvez serei a economista.
    saber que posso contar contigo é sempre muito bom.....obrigada pelo apoio de sempre

    ResponderExcluir
  4. ESTA SEMANA FUI VENDER UM PRODUTO PARA UM HOMEM RICO QUE AO ME PAGAR ESBRAVEJOU:

    "VOCÊ É UM POBRE!"

    Respondi...

    "SOU POBRE, MAS AGORA TENHO DINHEIRO PARA PAGAR O CAFÉ".

    "ELE ME OLHOU MEIO SEM JEITO, E COMPROU TUDO O QUE TINHA EM MÃOS PARA VENDER!!"

    ResponderExcluir
  5. ki-colado: que bom ele ter aprendido rapido a liçao, tem pessoas q teimam em estar certa diante de situaçoes como esta....certamente ele tera uma nova postura diante de situaçoes semelhantes......ou vc compra ou vc nao compra, nao coloque preço na mercadoria de ninguem...ha escolhas, mas se escolher comprar o faço com prazer.
    grande ki-colado........adoro ter vc em meu blog...alias, em nosso blog

    ResponderExcluir
  6. É por essas e outras, que me senti constrangido quando me pediste licença para likar meu blog.

    Afinal... seu o seu... é o nosso blog... o que poderia dizer-te do meu, fazendo parte do seu?

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para este blog. Dele sempre me vem boas inspirações para postar cada dia mais e quem sabe melhor; afinal não escrevo para mim, e sim para nós.
Aqui eu sou "do jeito que eu sou", mas você pode ser do jeito que você é.
Portanto não se faça de anônimo. Diga o que quiser e da maneira que mais lhe agradar.
Entre, leia, elogie, critique... Faça parte sempre contribuindo para o crescimento do nosso espaço.

Sejam sempre bem vindos, voltem sempre, pois os espero com cafezinho quentinho e bolinhos de chuva para se servirem à vontade...

Grande Beijo com Carinho e Respeito